Como aumentar vendas de farmácia: dicas essenciais

Como aumentar vendas de farmácia: dicas essenciais

Embora tenha sido um período muito difícil para todo mundo, o tempo e pandemia proporcionou um grande aumento no faturamento das farmácias. Para você ter uma ideia, estamos falando de um faturamento recorde, que passou dos R$ 58 bilhões. Mas, isso não quer dizer que para aumentar vendas em sua farmácia seja necessário esperar por mais uma pandemia.

Com as dicas e estratégias corretas, é possível conseguir aumentar vendas em sua farmácia e com isso obter um faturamento maior. Aumentar as vendas em sua farmácia e o faturamento é muito importante e não serve apenas para definir o quanto você ganha. Pois, um bom faturamento consegue manter seu negócio ativo, além da possibilidade de investir em melhorias no atendimento e na experiência do cliente e muito mais.

Portanto, independente do motivo, é importante conhecer as dicas essenciais para aumentar vendas em sua farmácia. A seguir listamos as melhores destas dicas!

Quais as dicas essenciais para aumentar vendas em farmácias?

Se você pretende aumentar as vendas de sua farmácia, a seguir temos as dicas essenciais para te ajudar!

Trace metas, que sejam precisas e bem definidas

Todas as estratégias que você puder imaginar, como aumentar vendas, seja em farmácia ou em outro tipo de negócio, começam com o planejamento. Então, traçar metas baseadas nas possibilidades financeiras e estruturais do seu negócio e um bom entendimento das estratégias empregadas pode garantir melhores resultados.

Planos mestres para simplesmente aumentar as vendas ou metas impossíveis, ou irrealistas podem ser mais obstáculos do que bons resultados.

Então, além de considerar o gasto envolvido em cada estratégia, comece com um conhecimento sólido, incluindo pesquisa de mercado e público-alvo. Assim, com isso, você poderá definir possíveis metas que motivem sua equipe e despertem nelas o desejo necessário para alcançá-las.

Disponha os produtos certos

Se a sua intenção é vender mais produtos, é importante ter o mix de produtos esperados por seus clientes. Em outras palavras, você deve acompanhar o desempenho de seus itens, saber quais itens estão produzindo mais e assegurar que seu estoque possa atender à demanda sempre.

Assim, caso um cliente não encontre o que procura em sua farmácia, ele vai procurar no concorrente. O mercado farmacêutico é altamente competitivo, por isso você precisa saber atender as necessidades de cada cliente da melhor forma possível.

Além de um bom portfólio de produtos, não se esqueça da importância dos itens de beleza, fragrância e autocuidado com a saúde em geral. Os brasileiros são algumas das pessoas mais vaidosas do mundo e adoram se cuidar. Os produtos sazonais também são muito importantes: as buscas por protetor solar, protetor solar e repelente de insetos, por exemplo, aumentam significativamente durante o verão, então não deixe nenhum desses produtos faltar na sua farmácia.

Invista na variedade de produtos

Outro grande truque para usar como tática de vendas de drogarias para aumentar a receita é oferecer aos seus clientes uma grande variedade de produtos. Isso significa aumentar suas chances de não perder uma boa venda.

Para fazer isso, você deve oferecer uma variedade de mercadorias para atender às necessidades de seus clientes em potencial. Além disso, quando ouvir um consumidor falando sobre um produto que não encontra em sua loja, preste atenção. A partir daí, você pode começar a oferecer esse item.

Conheça os clientes frequentes de sua farmácia

Embora as farmácias atendam a uma variedade de dados demográficos, observar seus clientes pode ajudá-lo a entender seu público de maneira mais específica.

As chamadas personas são muito utilizadas no marketing para definir arquétipos pessoais que se encaixem em um mesmo esquema. Por exemplo: Pessoas do mesmo gênero, faixa etária, tipo físico e condição socioeconômica correspondem a uma classe de personas, com interesses e hábitos de consumo semelhantes.

Compreender esses arquétipos pode ajudá-lo a criar promoções e eventos mais convincentes. Por exemplo, se homens jovens e adultos frequentam seu dispensário, destaque as fragrâncias e os produtos para o cuidado da barba. Para um público idoso, é mais indicado apostar em complexos vitamínicos e suplementos geriátricos. O segredo é conhecer seu público.

Aposte no marketing digital

Se há um investimento real que vale a pena investir em qualquer espaço de varejo agora, é investir em marketing digital. Uma farmácia que entende este conceito e o aplica em seu funcionamento, é a Farmácia em Caicó RN.

Estar online é essencial para que o seu negócio possa ser visto e lembrado, mas não basta ter a conta da sua farmácia no Facebook e no Instagram. Além disso, é importante analisar bem as ferramentas disponíveis e tirar proveito de todos os benefícios que as redes sociais oferecem para quem está começando a investir em marketing digital.

Invista na exposição estratégica de seus produtos

Mesmo que você possua um ponto de venda pequeno, é muito importante estabelecer uma organização para conseguir uma boa divisão de suas mercadorias em seus respectivos departamentos para facilitar e otimizar o momento dos clientes escolherem.

Nunca se esqueça de massificar mais itens no ponto de venda da sua farmácia, pois as chances de outros clientes escolherem aumentarão muito. Além disso, priorize locais estratégicos, como caixas registradoras, onde você pode vender produtos de baixo valor.

Conteúdo publicado pelo equipe O Seu Crédito 

Marcos Koslopp

Comentários

Nenhum comentário ainda. Por que você não inicia a discussão?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − 8 =