10 Melhores trilhas a pé para se fazer no Brasil

10 Melhores trilhas a pé para se fazer no Brasil

Para quem gosta do Ecoturismo não pode deixar de conhecer as melhores trilhas para se fazer no Brasil. Pois a natureza proporciona sensações incríveis contribuindo para revigorar as nossas energias.

Confira as melhores trilhas no brasil com 10 opções

E trilhas no Brasil não faltam, tem para todos os gostos e para todo tipo de preparo, então sem mais delongas vamos ao que interessa.

Itapema – SC

Primeiramente, quem pensa que esta cidade ao norte de Santa Catarina só possui praias está muito enganado. Assim como as praias, existem opções de fauna e flora, e consequentemente trilhas.

Com tantas opções fica até difícil de falar, então escolhemos apenas uma, a trilha da Praia Grossa. Esta trilha é uma das mais escolhidas entre os visitantes principalmente pelos iniciantes.

Passando pela Mata Atlântica, é calma e considerada fácil, alguns trechos de elevação, porém tranquilos. Pois são cerca de 2 Km de pura natureza.

Muitas pessoas passando pelo local se apaixonam, de modo que buscam por apartamento em Itapema, assim terão oportunidade de curtir as outras trilhas, sem esquecer das lindas praias.

Pedra do Sino – RJ

Na região serrado do Rio de Janeiro temos o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, e nele encontramos a trilha da pedra do Sino.

Desde já, avisamos que não é uma trilha fácil por seu nível de exigência, pois a Pedra do Sino ainda recebe pessoas que buscam por esportes como rapel e montanhismo.

Trilha do Ouro – RJ – SP

A trilha do ouro vai do Rio de Janeiro a São Paulo, o nome remete ao fato de quando o ouro colonial vinha de Minas Gerais passava pelo caminho. Enfim, a trilha passa pela Serra da Bocaina, são cerca de 50 Km com dificuldade mediana.

O percurso leva em média 3 dias, no caminho além das belezas naturais encontramos cachoeiras.

Vale do Pati – Ba

Especialistas em trilhas dizem que esta trilha é uma das mais lindas do Brasil. Nem precisamos falar a importância da Chapada Diamantina para o ecoturismo no Brasil. Pois a Trilha é completa e atendo todos os gostos. Dependendo pode levar de 3 a 6 dias, é uma trilha considerada mediana para difícil.

Petrópolis x Teresópolis – RJ

A trilha liga essas duas cidades da região serrana do Rio de Janeiro, muito popular e bastante procurada dos adeptos de trekking, no caminho é atravessado a Serra Nacional dos Órgãos, a caminhada fica em torno de 30 Km de pura beleza, e o melhor, ar puro.

Lembramos que a travessia não é tão fácil e pode levar até 3 dias, cachoeiras e pedras são escaladas, sendo assim, não importa o tempo de travessia essa sempre valerá a pena.

Trilha Rio do Boi – Rio

Esta trilha une o estado do Rio Grande do Sul a Santa Catarina, passando pela Parque Nacional de Aparados da Serra, seu caminho é rochoso, logo, não é uma trilha fácil.

Com desfiladeiros, cânion, cachoeiras de águas cristalinas, são apenas 8 Km de pura emoção e contato com a natureza.

Travessia Ponta da Joatinga – Paraty RJ

Ao Sul do Rio de Janeiro encontramos a cidade de Paraty, esta encantadora cidade de belezas naturais e históricas. Praias, cachoeiras, montanhas, Mata Atlântica, tudo isso em um único lugar.

São mais de 20 Km, o percurso pode levar até 3 dias dependendo do físico de cada pessoa, a trilha é linda e a fim de aproveitar melhor a paisagem pode levar mais dias.

Pico das Agulhas Negras e Prateleiras – Itatiaia

Também no Estado do Rio de Janeiro, dessa vez no Parque Nacional do Itatiaia. O Pico das Agulhas Negras é considerado o mais alto do Rio de Janeiro, e o quinto maior do Brasil.

O Pico das Prateleiras é o mais fácil com apenas 10 Km, a vista é espetacular, já a trilha do Pico das Agulhas é a mais difícil, em alguns trechos cordas precisam ser utilizadas.

Trilha do Descobrimento – Bahia

A Bahia é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros, seja para curtir as praias ou para ecoturismo, sua viagem certamente será inesquecível.

A trilha do Descobrimento do Brasil está localizada no Sul do Estado em Trancoso, e percorre alguns cenários indescritíveis, em 5 dias de caminhada é possível percorrer a trilha que conta com aproximadamente 80 Km.

Travessia Cassino x Chuí – Rio Grande do Sul

São 220 Km de extensão partindo de Chuí, interior do Rio Grande do Sul, de ante mão já avisamos que o grau de dificuldade deste percurso é elevado, exigindo bastante preparo físico dos aventureiros.

No caminho o trilheiro verá muitos navios que estão naufragados na praia, pois além de belezas naturais, a trilha segue até a fronteira do Uruguai.

E aí, ficou animado para fazer alguma dessas trilhas? Espero que sim, e que tenha gostado do conteúdo, para outras dicas legais como esta é só olhar o nosso Blog, até a próxima!

Marcos K

Marcos K

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − quatro =