Como melhorar a ventilação de seu banheiro?

Como melhorar a ventilação de seu banheiro

O banheiro é um dos menores cômodos de uma residência, mas mesmo assim, vem sendo cada vez mais valorizado pelos moradores. Seja com a instalação de uma banheira de hidromassagem, com uma decoração diferenciada ou algumas alterações simples, o banheiro se torna um local propício para o autocuidado e relaxamento. No entanto, da mesma forma que a manutenção de banheira de hidromassagem é importante, outros fatores também impactam a usabilidade do espaço, como por exemplo a ventilação.

Por ser um espaço bastante úmido, a falta de ventilação pode tornar o espaço mais suscetível à proliferação de mofo e bolor. Justamente por isso, é importante cuidar desse detalhe importante e evitar esse tipo de problema, prevenindo o desenvolvimento de fungos e bactérias. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje com algumas dicas importantes para você melhorar a ventilação de seu banheiro.

Faça a ventilação cruzada

Esse é um truque bastante simples quando comparado com a ventilação zenital, que vamos explicar mais a frente. Nele, você irá direcionar os vãos de ar contrário entre os cômodos da residência para que o ar entre por uma fresta e saia imediatamente pela abertura oposta. Dessa forma, é possível criar uma corrente de ar que contribui com a ventilação e refrescamento dos cômodos.

Sendo assim, para o banheiro é importante manter o basculante e porta sempre abertos. Mas, caso eles não estejam localizados em direções opostas, ainda é possível ter um bom resultado ao fazer a ventilação cruzada no cômodo que leva até o banheiro. Ou seja, mantenha abertas as duas janelas contrárias ou uma porta e uma janela igualmente opostas.

Instale um exaustor

Outra opção para melhorar a ventilação do banheiro é instalar um exaustor, pois ainda que não tenha o mesmo poder de arejamento de uma janela grande, ele consegue ajudar. Isso porque, ele é capaz de reduzir drasticamente a umidade do ambiente, fazendo a troca do ar com os outros cômodos com janela.

Vale lembrar ainda que mesmo que seu banheiro já seja bem ventilado, os exaustores continuam sendo interessantes para acelerar a secagem do cômodo após o banho, evitando assim a formação de mofo na parede.

Utilize plantas a seu favor

É fato que plantas são capazes de purificar o ar nos cômodos internos da casa devido ao processo de fotossíntese, no qual elas absorvem o calor natural e liberam um ar mais fresco para o ambiente. Portanto, ao mesmo tempo que contribuem para a ventilação do banheiro, elas ainda promovem um toque de leveza e naturalidade à decoração.

Contudo, é importante ficar atento para escolher uma espécie que consiga se desenvolver nesse tipo de ambiente mais úmido. Alguns exemplos são bromélias, bambus, espada de São Jorge, etc. Além disso, incluir difusores aromáticos com essências naturais como limão ou eucalipto promovem ainda mais frescor.

Invista em basculantes mais amplos

De nada adianta adquirir o basculante mais bonito da loja se ele não for funcional e promover a ventilação adequada em seu banheiro. Sendo assim, no momento de escolher, opte pelos modelos com abertura mais ampla e acabamento em vidro transparente para contribuir com a iluminação.

Mas, se o projeto elaborado não permitir essa instalação, saiba que é possível utilizar a ventilação zenital. Ela nada mais é do que instalar uma abertura na parte de cima do banheiro, como uma claraboia com camadas de vidro para favorecer a entrada de luz natural no espaço.

Grade de ventilação

Outra opção interessante para ajudar a melhorar a ventilação de seu banheiro é apostar em uma grade de ventilação. O principal benefício é que, ao contrário do exaustor, ela não exige energia elétrica para funcionar, sendo uma opção mais econômica para deixar seu banheiro mais arejado. Aqui, o ar abafado no ambiente sai pelo lado de cima e uma nova corrente de ar entra pela parte de baixo do aparelho. Da mesma forma que o exaustor, ela elimina mau cheiro e umidade, sendo possível melhorar a ventilação de seu banheiro mesmo que ele não tenha janela, ou seja, pouco arejado.

Deixe a janela sempre aberta

Por fim, mas não menos importante, nossa última dica pode parecer óbvia, mas muitas pessoas acabam se esquecendo devido à correria do dia a dia ou outros afazeres da rotina. Portanto, deixar a janela aberta é uma das maneiras mais simples de melhorar a ventilação de seu banheiro, principalmente se você mora em apartamento e não corre o risco de ele ser invadido pela fresta.

Então, com as dicas do post de hoje temos certeza que você será capaz de melhorar a ventilação de seu banheiro. É importante lembrar que um espaço pouco ventilado, principalmente quando úmido como o banheiro, é o ambiente perfeito para o surgimento de problemas como mofo, mau cheiro, móveis planejados danificados, fungos, bolor, etc. Tudo isso irá impactar não apenas o seu bolso com as reformas necessárias, mas também sua saúde.

Marcos K

Marcos K

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − 4 =