Içamento de móveis grandes: como colocar em apartamentos

Içamento de móveis grandes: como colocar em apartamentos

Após analisar imóveis, seja casas, apartamentos etc, questões importantes surgem. Uma delas é o processo de mudança, por demandar organização e planejamento no curso de mudança dos móveis e eletrodomésticos ao novo local.

Um dos serviços solicitados é o içamento de cargas, pois em diversos casos, os itens podem não passar por elevadores, escadas e portas das residências. Afinal, alguns prédios não têm estruturas capazes de realizar o transporte de móveis pesados e grandes para dentro do apartamento. Fazendo assim, com que seja pertinente o aluguel de guindastes ou de caminhão munk, para evitar problemas.

 O que saber sobre içamento de cargas

O içamento de cargas é a ação de elevar um peso de modo vertical, ou seja, de içar algo, elevando um certo volume até uma marca mais alta ou mais baixa, rumo ao solo. Desse modo, objetos de grande porte são capazes de serem transportados, tais como máquinas, móveis e outros itens pesados ou de largo comprimento.

Outra razão de se usar o procedimento, é para evitar problemas nas cargas transportadas, tais como acidentes no trajeto, como pequenas batidas. O içamento de carga é feito por equipamentos específicos e técnicas manuais É uma operação que possui alto grau de dificuldade, devendo ser exercida por profissionais adequadamente qualificados. Deve-se, portanto, antes de contratar a transportadora, se esta exerce todas as medidas de segurança.

Outra razão de se usar o procedimento, é para evitar problemas nas cargas transportadas, tais como acidentes no trajeto, como pequenas batidas. O içamento de carga é feito por equipamentos específicos e técnicas manuais. Se a mudança ocorrer em um condomínio, é necessário uma prévia autorização deste para que a operação ocorra.

Içamento do móvel grande

Para que um móvel grande seja içado, é essencial o uso de equipamentos que sejam apropriados, tais como cintas, cordas, guindastes, plataformas elevatórias, etc. O objetivo é que esses materiais sejam capazes de suportar várias toneladas, levantando com segurança e firmeza, em um período ininterrupto.

Dentre os móveis grandes que podem ser içados, tem-se sofás, bancos de madeira, pianos, equipamentos de academia, piscinas, ofurôs, cristaleiras, entre outros. Considerada uma prestação de serviço diversificada, é fundamental que seja realizada por uma empresa habilitada. Esta precisa continuamente usar os equipamentos ideais, autorização, dentre outros cuidados.

O içamento e transporte de cargas deve ser feito por equipamentos específicos, via um sistema de cabos de aço ou de cordas, ou por guindastes de empilhadeiras, remoção e hidráulicos. Estes são usados para movimentar objetos diversos, como itens pesados, containers, móveis, materiais de construção civil, entre outros.

Durante o processo da mudança, a equipe deve supervisionar a embalagem dos objetos, a fim de fornecer proteção a cada um deles e que o serviço seja eficiente. Outro fator que deve ser fundamental, é a avaliação do estado de conservação dos móveis, antes que estes sejam, de fato, içados. Isso se dá, pois é vital saber se os móveis pesados suportarão serem elevados sem sofrerem danos.

Afinal, não é somente o peso que determina se será necessário contratar o serviço de içamento. Assim sendo, é crucial tirar as medidas com antecedência para verificar com o espaço ao qual se tem para levar até ao destino da mudança. Além disso, para quem possui móveis sensíveis, tais como obras de arte, espelhos, etc, o método de içar os móveis é fundamental, a fim de se evitar que as peças sejam danificadas.

Já os automóveis empregados nesta operação são os caminhões que transportam cargas içadas, com alta potência e extra pesados. Isso se dá pelo fato dos volumes serem grandiosos, necessitando de veículos que possuem maior força para movimentar as mercadorias.

Como exemplo de veículo, temos o caminhão Munck ou guindalto, usado para transportar e içar cargas. O automóvel possui um equipamento hidráulico revertido para a carga e descarga de volumes pesados. Este é muito útil no deslocamento de objetos de grande porte, containers, máquinas agrícolas, estruturas metálicas, etc.

É válido lembrar que o içamento de cargas e seu transporte é uma atividade que necessita de uma série de cuidados. Em primeiro lugar, esse serviço deve ser realizado somente por empresas especializadas na área e que possuam os seus equipamentos certificados pelo INMETRO. Estes, devem estar em perfeito estado de conservação e devem ser solicitados pelos clientes, para que entendam como os procedimentos são realizados.

Outro ponto são a análise e a manutenção das ferramentas, a fim de que detenham melhor desempenho, eliminando o risco de falhas técnicas. Além disso, a empresa deve conhecer devidamente as características e o volume do que será içado, com o objetivo de realizar a operação em segurança para você, sua família e os operadores dos equipamentos..

Os usuários podem também pesquisar o histórico de serviços das empresas, pois a escolha da transportadora é essencial. Cumprindo as recomendações acima, é viável garantir uma eficaz execução do procedimento.

Marcos K

Marcos K

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove + 18 =