Por que as escolas devem investir em climatização?

Por que as escolas devem investir em climatização

A preocupação dos pais em relação aos filhos é constante, isso implica na escolha da escola que além do ensino precisam oferecer bem estar.

Um dos itens que implica diretamente no bem estar é o ar condicionado, falaremos aqui porquê as escolas devem investir em climatização.

Inclusive alguns pais colocam a climatização como pré requisito antes de decidir a escola que vai matricular os filhos.

Podemos notar que em escolas que não utilizam ar condicionado nas salas de aula, o número de doenças respiratórias é maior quando comparadas as escolas climatizadas em todos os ambientes.

As bactérias costumam circular em ambientes pequenos, as salas de aula são propícias ainda a acumular poeira, usando o climatizador esse problema deixa de existir.

O climatizador além de ventilar, filtra o ar e dificulta a circulação dos microorganismos que provocam as doenças respiratórias. Os climatizadores devem ser colocados de acordo com o tamanho do local.

Ao optar pelo aluguel de climatizadores no Rio de Janeiro essa preocupação com tamanho e local, fica por conta da empresa especializada, o que é o mais indicado.

Vantagens da climatização nas escolas

Primeiro você precisa entender que a climatização vai além de manter a temperatura ideal. A climatização de maneira correta melhora a temperatura, humidade do ar, equilibra a ventilação, oferece um ar com qualidade entre outros.

Interessante também dizer que a sala de aula climatizada colabora para um melhor aprendizado, isso porque diminui o estresse, irritabilidade e sonolência causado pelo calor.

Produtividade

A temperatura alta nos deixa lentos e com menos disposição, e isso é natural, ao utilizar climatizadores notamos que esse problema é reduzido, a final temperaturas amenas colaboram na capacidade de raciocinar.

Aumento de desempenho dos professores

Isso mesmo, os benefícios da climatização se estendem a todos inclusive aos professores, que por sua vez produzem melhor, se tornam mais dinâmicos, implicando diretamente no aprendizado das crianças.

Os professores conseguem desempenhar melhor o seu papel porque as interrupções são menores com o ambiente climatizado.

Reduzir a alta umidade

A vantagem mais importante da climatização é a redução da umidade. Uma escola onde se previne a umidade garante uma melhor saúde. A alta umidade está associada ao aparecimento de ácaros, mofo, insolação e desidratação.

Reduz asma e alergias

Os climatizadores de ar podem não só filtrar, mas também desinfetar o ar que respiramos. Isso pode ajudar a reduzir o risco de ataques de asma e alergias, removendo pólen e poeira, além de prevenir o crescimento de mofo como dito anteriormente.

O contato com o mofo é um dos principais fatores que aumentam o risco de ataques de asma, reações alérgicas e outras doenças respiratórias.

Melhor qualidade do ar

O ar interior, da poeira às bactérias, pode se tornar perigoso para sua saúde devido à ventilação inadequada e superaquecimento.

Os climatizadores podem melhorar significativamente a qualidade do ar interior e criar uma atmosfera mais saudável.

Evita que dispositivos superaqueçam

Além dos efeitos do calor no corpo e na mente, os aparelhos elétricos também podem ser severamente afetados, bem como propensos ao superaquecimento, inclusive os celulares, podem ser danificados devido à alta temperatura.

Redução do estresse

Tanto alunos como os colaboradores da escola tendem a ficar estressados com alta temperatura. O calor implica em mal estar e pouca concentração.

É a mesma coisa nas escolas. Muitas escolas são limitadas em seu espaço de aprendizagem, especialmente porque o número de alunos está crescendo rapidamente e salas de aula lotadas estão se tornando insustentáveis devido às altas temperaturas.

Assim, os benefícios da climatização nas escolas incluem proporcionar um nível de conforto em salas de aula, permitindo que alunos e professores se concentrem muito melhor em um ambiente livre de estresse.

Os climatizadores nas escolas são um investimento que garante que o clima mais quente não interfira mais no processo de aprendizagem.

Menos barulho

Normalmente, portas e janelas das salas climatizadas são fechadas. Isso significa que menos barulho entra na sala proporcionando maior silêncio melhorando a concentração e aprendizado. Além disso a climatização em geral cria um ambiente interno fresco e confortável.

Os efeitos da falta de climatização nas escolas

Quando exposto a temperaturas muito frias, o cérebro não pensa em aprender. Em vez disso, lembra o corpo que está frio. Isso interrompe o aprendizado e empurra o corpo para agir para se aquecer.

Resfriar o corpo para evitar a exaustão do calor consome energia, consome recursos corporais que poderiam ser usados para aprender. Essas demandas físicas podem afetar a função cerebral, o que impacta a tomada de decisão na aprendizagem.

Estudos mostram que o desempenho escolar das crianças diminui quando as temperaturas estão altas. Em salas de aula mais quentes, dores de cabeça e sintomas de exaustão térmica aparecem.

Esses sintomas físicos podem prejudicar o desempenho escolar. Salas de aula quentes também diminuem o interesse e o alerta, o que distrai os alunos.

Agora você já sabe a importância da climatização nas escolas, para outras dicas como esta é só conferir o nosso Blog.

Marcos K

Marcos K

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 1 =